E. M. E. B. MINISTRO MARCOS FREIRE.
PROJETO: TRÂNSITO NA ESCOLA.
TURMAS: EDUCAÇÃO INFANTIL l.
IDADE: 4 E 5 ANOS.
PROFESSORAS: ANDRÉIA RIBEIRO DA COSTA.
TAINÃ SOUZA BARBOSA.
ZÉLIA SANTOS.
Justificativa
A maior parte dos nossos alunos utiliza de transportes particulares ou transportes escolares, os que moram nas proximidades da escola, utilizam as vias públicas para se locomover. Assim, este projeto pretende despertar o olhar mais atento dos pequeninos para o trânsito no cotidiano de sua vida na sociedade. Também busca atender as necessidades da escola e da nova lei que inclui o Trânsito como um dos “Temas Transversais” a ser trabalhado na Educação Infantil.
Além disso, esta unidade escolar encontra-se próximo a uma avenida de muito movimento, com pouca sinalização, o que requer muita atenção e conhecimento sobre as regras e sinais de trânsito. Sabendo que a educação no trânsito preserva vida.
Objetivos
*Conscientizar a comunidade escolar sobre as regras e normas relativas ao trânsito com a finalidade de preservar a integridade física de pedestres e de condutores de veículos.
*Construir valores que possam ser viabilizados na vida prática da comunidade, objetivando a melhoria da qualidade de vida nas vias públicas.
*Desenvolver atitudes que valorizem as ações de difundir o conhecimento construído a todos aqueles que convivem direta ou indiretamente com trânsito.
*Compreender a função dos Agentes de Trânsito e das sinalizações encontradas nas ruas, avenidas, etc.
*Reconhecer cores, símbolos, figuras e formas geométricas encontradas nas vias públicas, como meio de comunicação para o trânsito.
*Desenvolver a atenção e a percepção visual e auditiva.
*Analisar atitudes positivas e negativas, comparando-as com as normas estabelecidas no Novo Código Brasileiro de Trânsito.
*Identificar comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança.
*Interpretar mensagens de sinalização de trânsito.
*Respeitar as sinalizações de trânsito, compreendendo-as como instrumentos que possibilitem o fator de segurança para pedestres e condutores de veículos no trânsito em vias públicas.
*Desenvolver as virtudes: paciência, tolerância, responsabilidade e humildade.
Habilidades
Espera-se que os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
*andem sempre pela calçada e do lado de dentro da mesma;
*olhem para os dois lados antes de atravessar a rua;
*atravessem sempre na faixa de segurança, ou na falta desta, utilizem passarela, ou e último caso, no meio do quarteirão;
*deixem que um adulto segure-o pelo punho para sua maior segurança;
*reconheçam o semáforo de veículos e de pedestres, sua importância e significado;
*contribuam para um trânsito mais seguro;
*tenham consciência da importância das normas de trânsito.
Conteúdos
Linguagem:
*Ler e interpretar alguns sinais de trânsito (placas, semáforos, etc);
*Regras e normas para o trânsito (CTB);
Matemática:
*Figuras e formas geométricas;
*Quantidade de cores no semáforo para pedestres e para condutores de veículos;
*Localização, espaço e tempo param se locomover em vias públicas movimentadas.
Ciências da Natureza e sociedade:
*Pedestres, motoristas, ciclistas;
*Meios de transportes particulares e públicos;
*Primeiros Socorros;
*Profissionais do Trânsito e sua importância: Agentes de Trânsito.
Ensino Religioso:
*Valores e virtudes: Amar ao próximo como a ti mesmo (Tolerância, paciência, humildade, responsabilidade, respeito, etc);
Atividades Desenvolvidas
*Aulas expositivas;
*Leitura de textos informativos, reportagens, notícias envolvendo a temática;
*Roda de conversas;
*Músicas com a temática;
*Artes com sucata: caixas de papelão, de leite, etc;
*Pinturas a dedo, com pincel;
*Recortes e colagens;
*Dramatizações envolvendo a temática;
*Confecção de painéis, percursos, e algumas placas e sinalização de trânsito;
*Entrevista com Agente de Trânsito;
*Montagem de livro com as regras, normas e atitudes para ter Educação para o Trânsito.
Avaliação
Será feita durante todo o desenvolvimento do projeto, considerando:
*Observando a participação, interesse e entusiasmo;
*Resolução de dúvidas;
*Avaliando o desenvolvimento da criatividade dos alunos na confecção de cartazes;
*Observando as mudanças comportamentais;
*Culminância com a exposição de fotos e dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos;
Referências:
http://donamiguinha.blogspot.com.br/2012/05/projeto-transito-educacao-infantil.html, http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/cidadania/0025.html, http://www.cetsp.com.br/media/194181/07_projeto2.pdf, http://proinfotics2012.blogspot.com.br/2012/12/projeto-transito-e-cidadania-na.html, http://educacaoinfantilespa.wordpress.com/projetos/mini-projeto-transito-integral-ei-2/
Cronograma:
*Setembro a Novembro.
Cuiabá – 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário