quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Aprendendo sobre o Trânsito!

Aprender é bom demais!
As crianças são excelentes observadores e utilizam algum tipo de transporte para chegarem a escola ou a outro lugar na cidade, assim, o tema escolhido tem por objetivo desenvolver a habilidade de percepção visual e conscientizar o cidadão, a criança, de que, quem observa, conhece e obedece as sinalizações e regras de trânsito evita muitos acidentes e transtornos. 
Com um material didático pedagógico, vídeos, filmes e campanhas estaremos desenvolvendo este trabalho com nossos alunos de 4 anos na Educação Infantil.   
   Este material foi doado por uma mãe participativa da educação de seu filho e dos demais alunos.  
  No primeiro momento, houve uma conversa informal sobre o que eles pensavam sobre alguns temas envolvendo situações no trânsito, como por exemplo: atravessar uma rua movimentada, andar de bicicleta na rua, entre outros.
  Após esta conversa inicial, com o auxilio de apoio pedagógico ilustrativo deu-se inicio desenvolvimento do projeto, onde acontece a leitura de livros pela professora, explicando nomenclaturas usadas no trânsito, regras, comportamentos e pessoas que trabalham no trânsito, enfim, gradativamente as crianças vão se especializando no assunto proposto pelo projeto.   
Depois das aulas os alunos manuseiam, folheiam e até fazem uma leitura visual das imagens baseando-se pela leitura realizada pela professora, criam hipóteses e até situações diante das imagens contidas nos livros.                                          

 A figura dos Agentes de Trânsito é reformulada, pois muitas vezes a visão é de que eles são policiais.
Assim, quando se explica a função e importância dos Agentes de Trânsito elas reagem positivamente e aprendem a regras com facilidade.

 Aprender os meios de transportes disponíveis e conhecer um pouco da história de cada um também é importante, nestes livros, existe um momento da curiosidade, que trás um pouco da história dos meios de transportes e seus inventores.


 Compreender que eles são transeuntes e que em momentos diferentes recebem nomenclaturas diferentes, como: pedestres, passageiros, ciclistas, enfim, eles vão descobrindo e redescobrindo ações no trânsito realizadas por eles.

 Trocam ideias e conversam sobre as imagens.




Aprendem que desde pequenos são responsáveis por suas atitudes e se tornam grandes cidadãos.

Nenhum comentário: