domingo, 17 de julho de 2016

Identidade!

A educação infantil trabalha a construção da identidade da criança e seu espaço na família e sociedade. Assim, durante todo o ano letivo, o foco é na construção de valores e princípios, conhecimentos sobre si mesmo e sobre o grupo social do qual faz parte.

Alunos da educação infantil 2, (5 anos) estão desenvolvendo a habilidades de reconhecer, identificar e escrever o próprio nome.



Nesta atividade, os alunos recebem uma ficha com seu nome, e por ordem alfabética organizam a lista de chamada na parede da sala de aula, outro objetivo é que, além de reconhecerem o próprio nome também conheçam e reconheçam o nome dos outros colegas. Pois esta atividade de identificar e apontar o próprio nome na lista faz parte da rotina nas aulas.



Formando o próprio nome com o alfabeto móvel, confeccionado com material reaproveitável, tampinhas de garrafa pet, eva e caneta para uso em artesanato.
A proposta da atividade é que o aluno com uma ficha com escrita do próprio nome, observa as letras e procure no alfabeto móvel e forme ao próprio nome, desenvolvendo assim, a percepção visual, memória, e organização das letras na composição do próprio nome.
Sou professora e trabalho com a educação infantil 1 e 2, crianças com 4 e 5 anos, mas que existe uma diferença no nível de aprendizado, assim, algumas atividades são utilizadas em uma turma e outras requer adaptações, para atender as necessidades de todos. 





A atividade é levada a sério, e a tarefa é comprida com sucesso, ainda que faltando letras, ou trocando-as, mas tudo isto faz parte do processo de aprendizado dos pequeninos. 


Na busca pelas letras, a memória esta sendo estimulada.


Comparando as letras, organizando pensamento, percepção visual.


A letra inicial todos acharam, bom muito bom!


Missão comprida! Parabéns!


Atividades que desenvolve a formação da identidade, o nome é muito importante!

Nesta atividade, a professora lê os nomes de cada criança e mostra os cartões para eles, os alunos ausentes, tem os cartões retirados, e se faz uma contagem para saber quantos faltaram, se foram muitos ou poucos, enfim.
Os cartões que ficam na roda são dos alunos presentes, assim começamos a atividade.
Cantando uma música que evidencia o nome da criança, como por exemplo, O sapo não lava o pé, trocamos a palavra sapo pelo nome da criança, que deverá se levantar quando ouvir seu nome na cantiga e procurar seu nome nos cartões no meio da roda, assim que ela encontra ela senta no seu lugar, se ela não encontrar até o final da cantiga, ela deverá sentar-se e ficará para depois.












 Quando a criança encontra ela pega o cartão e senta novamente no seu lugar, após todos participarem da primeira etapa da atividade, passamos para a segunda etapa.
Ela vai transcrever seu próprio nome, do cartão para o papel, em seguida vai fazer um desenho de si mesma.





E no final, guardar seu cartão com o nome no quadro de pregas.
"Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra,"  Eclesiastes 9:18 (a)

Nenhum comentário: