domingo, 10 de julho de 2016

Estamos de volta.


Este ano trabalho com Educação Infantil I e II. Crianças com idade entre quatro e cinco anos.
Recebi este ano uma aluna Linda e Especial será um desafio novo, mas tenho certeza de que vamos conseguir. Dentro da proposta de Escola Inclusiva Beatriz Aparecida (4 anos), dentre outras crianças, faz parte da nossa comunidade escolar. Ela tem Síndrome de Down, um desafio para mim, como professora. Estou me esforçando para ajudá-la e sei que ela também nos ensinará muito.

 




     Pela pesquisa que fiz, em leituras, sei que o aprendizado e lento, mas acontece, que ela precisa ser estimulada na psicomotricidade, afetividade, relacionamento com os outros, em observar e respeitar regras de convívio, e ter uma rotina simples, sempre com auxílio de recursos visuais.



Ela tem direito a uma CAD, profissional que a orienta em algumas atividades e em suas necessidades pessoais de higiene, alimentação, e de ir e vir dentro da escola.

   



      As atividades são diferenciadas em alguns momentos, específicas para ela, porém, na maioria delas, a aluna é incluída e sempre estimulada a participar no grupo, fazendo parte do mesmo, pois, a proposta de inclusão é isto, fazer com que ela participe de todas as atividades proposta para o grupo de alunos.
     

     Esta é uma atividade que desenvolve a coordenação motora fina, bastante estimulada nesta fase da educação.
     Aproveitando o momento para trabalhar alimentação saudável, cores e preferências e oralidade.

   


    Outro momento produtivo é o desenvolvimento cognitivo lógico e visual, organização de quebra-cabeça. Neste momento e em grupo, os alunos representam e reconhecem partes do seu próprio corpo, identificando diferenças entre meninos e meninas, depois de uma explicação sobre higiene pessoal.

 




  Aqui, momento da criação com brinquedos de montagem,
uma atividade que estimula a criação, imaginação, imitação do real no imaginário.



     Outro momento muito divertido e proveitoso, corrida imitando animais, depois de cantar ou ouvir uma bela história, damos asas a imaginação, e nesta fase criança pode ser o que quiser.
      "Tudo isto provei-o pela sabedoria; eu disse: Sabedoria adquirirei; mas ela ainda estava longe de mim."Eclesiastes 7:23

Nenhum comentário: