quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Contando Fábulas.

                                       Contar contos para crianças é muito divertido e interessante.
                                      As crianças amam os animais, isso aproxima e estimula o interesse por ouvir e participar do momento da leitura.
                                        O conto em questão é muito conhecido e trata das diferenças de uma forma única, em compreender o respeito ao próximo e o valor que cada um tem, independente do tamanho que o outro tem, ou do que o outro é no meio ambiente em que vive.
                                      Essa fábula de Esopo, foi adaptada pelo premiado Jerry Pinkney, um dos mais aclamados ilustradores de livros para crianças, e que faz parte do acevo do Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE/2012.
                                      Que trabalha autoestima e demonstra como superar algumas dificuldades que ocorrem na vida das pessoas. Com ilustrações belíssimas e grandes capaz de encher os olhos, como toda criança de quatro anos gosta, desperta os olhares curiosos, e com um ambiente natural africano, cheio de figuras de animais que aguçam a imaginação das crianças, a leitura foi maravilhosa.

                                       Todos ficaram encantados com o conto, olhares e expressões que só as crianças tem.

                                        Alguns momentos são inevitáveis, mas os acontecimentos são para provar o valor de um ato de solidariedade, de respeito ao outro, de retribuir uma atitude que beneficiou a vida de outros.

                                      Esse conto, faz com que a criança perceba e se torne sensível à valores  desconfigurados, desconstruídos pela sociedade em que vivemos hoje.
                                      Imagine uma criança de quatro anos, vendo um animal grande, forte e feroz como o leão sendo capturado pelo homem, e ficando impotente preso em uma rede, da mesma forma como o pequeno camundongo ficou preso entre os dedos da pata do leão. A ilustração retrata com muita riqueza de detalhes esse momento e as crianças ficam ligadas e percebem todos os detalhes.

                                      O diálogo do leão com o camundongo revela a falta de informação sobre as habilidades do camundongo e demonstra o interesse do mesmo em retribuir o bem que o leão fez ao mesmo, provando ao leão que o tamanho e a força não são suficientes para resolver problemas, e que para cada tempo ou situação existe uma saída   diferente.
                                       O camundongo provou que apesar de ser pequeno diante do leão, sua força naquele momento estava nos seus dentes afiados e na sua destreza, ele sabia exatamente o que fazer naquele momento para livrar o leão dos homens, e que não se deve fazer juízo dos outros sem conhecê-los, ou julgar pela aparência.


                                     O leão percebeu que o fato de não ter devorado o camundongo permitiu que ele ficasse livre da morte ou da prisão em um zoológico.

                                                           Somos todos iguais.


Nenhum comentário: