quinta-feira, 2 de maio de 2013

Momento da história!


Para ouvir uma história, desde muito tempo atrás, todos se sentavam em círculo, muitas vezes ao redor de uma fogueira para se aquecer e viajar nas palavras e na imaginação.
Hoje essa atitude só é vista em escolas, as famílias não se reuni mais nos quintais, nas calçadas e até mesmo na sala de casa para ouvir ou contar histórias, a televisão e a internet tomou esse espaço, e isso vem afastando cada dia mais o convívio e a união das pessoas. Não se compartilha mais relacionamento pessoal, o que se vê é uma onda de virtualidade na vida das pessoas e isso já está invadindo o mundo das crianças também.
Aqui está uma roda feita por alunos da Educação Infantil I da  Escola Municipal  de Cuiabá, Ministro Marcos  Freire.
Alunos de 4 anos de idade, para ouvir histórias clássicas, histórias da bíblia, contos, lendas, histórias reais do dia a dia das crianças. Podemos dizer que é um momento de resgatar um pouco do passado não tão distante, de se contar e ouvir histórias.

Hoje é dia de contar um Clássico da Literatura Infantil, Os Três Porquinhos.
Primeiro momento: Investigativo sobre a história apenas observando a capa.  Neste momento o aluno demonstra suas habilidades de observação, conhecimento e criatividade também. 



Segundo momento: Deixar que a criança participe do ato de contar a história, com suas observações e hipóteses sobre as gravuras e cenas apresentadas durante o desenvolvimento da história contada pela professora.  Sabendo que as interferências serão controladas e dosadas pela professora para que não se perca o objetivo inicial. 



Terceiro momento: Fazer perguntas que proporcione a criança desenvolver a percepção visual e diferenciar cenas e fatos narrados durante a história.  



Quarto momento: Viver a história, permitindo que os alunos emitam sons, gestos, e  até ações que os personagens realizam na história, como por exemplo: a voz grossa do Lobo Mal, as batidas na porta, o barulho das casas caindo, o sopro do Lobo Mal, enfim, permitir que as crianças participem ativamente das história contada.




Quinto momento: Ouvir os comentários e as opiniões sobre os acontecimentos narrados.






E por fim, ver no olhar de cada criança uma expressão de interesse, envolvimento, curiosidade e surpresa sempre que se conta uma história, e que, por mais que seja conhecida, é sempre divertida e inédita para os pequeninos, que conseguem na sua imaginação viajar e criar situações diferentes e finais diferentes para a mesma história.
É por isso que eu sempre digo: Ser criança é bom demais! 

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