Brincar é muito bom, seja criança ou adulto, a brincadeira libera energia acumulada, exercita o corpo e a mente também, proporciona amizades e desenvolve habilidades diversas.
A brincadeira aproxima as pessoas, desperta a harmonia e a solidariedade entre grupos de pessoas de todas as idades.
O projeto Brincadeiras de ontem, hoje e sempre, tem por objetivo aproximar valores e culturas passadas que foram vividas por nossos pais, avós, enfim, quem nunca brincou de pega-pega, corre-cutia, cobra-cega, amarelinha, entre outras brincadeiras.
A escola é um espaço, um ambiente que promove entre outras coisas boa diversão e bom relacionamento entre pessoas que fazem parte deste contexto.
Conhecer, formular e combinar regras fazem parte de todas as brincadeiras, isto facilita o entendimento de regras estabelecidas e vividas pela sociedade.
* Corre-cutia:
Preparando a roda para organizar e explicar as regras da brincadeira.
Começa a brincadeira:
A criança com a bola na mão anda por fora da roda enquanto as crianças cantam a música (Corre-cutia de noite de dia debaixo da cama da sua tia, corre cipó na casa da vó, lencinho na mão posso olhar ou não). Neste momento a criança que está com a bola na mão deixa-a atrás de uma outra criança, esta por sua vez deverá correr atrás da criança que deixou a bola, impedindo que ela dê a volta e sente no seu lugar jogando a bola para acertar na criança que saiu correndo.
Caso ela não consiga acertar a bola (queimar) na criança que deixou a bola atrás dela antes que ela sente em seu lugar, a criança que está com a bola, deverá continuar a brincadeira, andando ou correndo por fora da roda enquanto as crianças cantam novamente a música.
A brincadeira segue neste ritmo, até que todos passem pelo ser "Cutia".
Caso ela não consiga acertar a bola (queimar) na criança que deixou a bola atrás dela antes que ela sente em seu lugar, a criança que está com a bola, deverá continuar a brincadeira, andando ou correndo por fora da roda enquanto as crianças cantam novamente a música.
A brincadeira segue neste ritmo, até que todos passem pelo ser "Cutia".
Caso a criança que deixou a bola atrás da outra, sentar no lugar errado, ou seja, que não era o lugar onde a outra criança estava sentada, ela deverá ser a cutia de novo.
Esta brincadeira também desenvolve a concentração e a percepção do espaço e lugar de cada participante, a memória visual da criança é trabalhada durante a brincadeira.
Mas isto, esta intencionalidade, só nós, adultos é que sabemos, elas, as flores do meu jardim, só querem brincar, sorrir e ser muito, muito feliz.
Querem mesmo é ser criança, porque o bom mesmo. . .
É SER CRIANÇA!
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