sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Matemática: Agrupando, acrescentando, adicionando, juntando....

      A aula de hoje é de agrupar por características comuns, por exemplo: pela core pela quantidade pedida pela professora.

Agrupando por cores: cada criança escolhe uma cor, ou ajuda o colega a separar por cores iguais.




Organizando o grupo como quiser. Ana Clara Alves ( 5 anos) preferiu empilhar tampinhas laranjas.

Contando e empilhando tampinhas azuis.



Agrupando de dez em dez. Trabalhando a dezena: a quantidade e o número dez.

Observando o que ficou de fora do grupo com dez tampinhas. Contando todas as tampinhas.

Organizando os grupos por cor e quantidade. Agrupando de dez em dez. 









Relacionando quantidades aos números.






Comparando muitas tampinhas e poucas tampinhas.




Adicionando quantidades e juntando ao grupo: Adição simples.



Organizando o pensamento lógico matemático na prática pedagógica do fazer com o lúdico e o concreto.


Usando cores diferentes.

Quando se possuí pouca quantidades de tampinha,s se empresta do vizinho que possuí mais quantidades de tampinhas.



Separando por cores iguais.


Agrupando por semelhanças de cores.







Agrupando de dez em dez elementos.


Relacionando quantidade ao numeral e a nomenclatura: Dezena.

Identificando e reconhecendo números e quantidades, relacionando-os, a mais e menos quantidades nos grupos.



Contando e recontando para ter certeza !


Agrupando, adicionando, juntando quantidades.











Neste processo de desenvolvimento do aprender dos alunos, podemos verificar que cada um tem uma maneira diferente de elaborar e resolver, ou solucionar as questões apresentadas. Assim, cada criança formula seu próprio conceito de solucionar situações problema.

Nenhum comentário: