Aprender fazendo é mais divertido!
Um dos objetivos deste projeto é fazer com que a criança identifique, reconheça e compreenda alguns sinais encontrados no trânsito, assim elas poderão respeitar e obedecer as leis e regras no trânsito, reconhecendo a importância de cada uma para a segurança no trânsito e para evitar acidentes.
Nesta aula vamos confeccionar um semáforo com os seguintes materiais:
rolo de papel higiênico;
tinta guache cor preta;
pincel;
palito de picolé;
cola e papel laminado nas cores: vermelho, amarelo e verde.
Após a explicação da professora de como posicionar o rolo na mãozinha para facilitar a pintura, todos se envolvem com a atividade proposta e com atenção e concentração todos desenvolvem a habilidade com o pincel e tinta.
Habilidades sendo desenvolvidas, posição, lateralidade, coordenação motora.
E na prática, se aprende os movimentos com o pincel e a quantidade de tinta usada para pintar o rolo.
Todos os lados!
Perfeito!
Esperando secar a tinta, mas antes todos lavaram os pincéis, guardaram as tintas tudo na mais perfeita organização, aprendendo a cuidar do seu próprio material escolar.
Separar e ordenar as cores para colar no rolo, formando uma parte do semáforo.
As vezes trocamos os lugares, mas tudo pode ser resolvido, basta uma intervenção, um olhar mais atento e pronto, agora sim!
Momento de interação e relacionar cores do ambiente com as cores do semáforo. A aluna aponta a cor da camisa da colega e relaciona a uma das cores do semáforo: Verde = SIGA!
Continuando com o processo de aprendizagem, agora vamos colar as cores na ordem correta no rolo já pintado e seco.
Mãozinhas em ação!
Quase acabando!
Agora é só colar o palito para finalizar.
Durante o desenvolvimento desta atividade ouve troca de informação entre as crianças, histórias contadas por elas sobre situações vivenciados por elas no trânsito com seus familiares e conversavam sobre as regras e leis de trânsito explicadas em aulas anteriores o que erra correto e o que acontecia quando não se respeita as regras e leis de trânsito.
É assim que se aprende, com troca de experiências, ouvido o outro e respeitando sua vez de falar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário