quarta-feira, 26 de março de 2014

Músicalidade!

Cantigas populares são estímulos para uma boa brincadeira.


Usamos a catinga popular: Borboletinha, para brincar com a imaginação.

Se projetar numa dobradura, cujo o formato é de uma borboleta. Colorir como preferir, e levar está brincadeira para o imaginário de voar pela sala com movimentos leves e coloridos, é muito bom.


Borboletinhas e borboletões, são todos lindos em sua criatividade.

Meu nome é importante!


Identidade e autonomia .

Compreender que temos uma identidade e que somos responsáveis por nossos atos é muito importante e faz parte do desenvolvimento humano. quando uma criança começa a entender que seu nome é parte da identidade dela, começa então, um processo de autonomia, de valorização de si mesma. Ter um entendimento de que faz parte da sociedade e de que essa vida social se divide em grupos sociais como: família, escola, entre outros é muito significativo para a formação de cidadania da criança. assim estamos nesta fase, em que se descobre a importância de reconhecer-se como cidadão com direitos e deveres dentro da sociedade em que vive.
  


Apontar o seu próprio nome em uma lista é reconhecer que faz parte de um grupo e neste caso um grupo escolar, que inclui e socializa os pares na educação e no desenvolvimento humano.






 Identificar o próprio nome não é uma tarefa fácil para todos, por isso, deve ser desenvolvida habilidades do pensar, observar, reconhecer, e, finalmente com segurança apontar o nome que se representa como cidadã.

Ensinar é também um aprender constante.

Começando o ano letivo com leitura e muita disposição!


Ler é descobrir um mundo encantador, com histórias maravilhosas que nos faz viajar nas asas da imaginação.


Compartilhar esse momento é o início do desenvolvimento do hábito de ler e de se fazer leitor.

O momento do reconto da história para os outros colegas e de um jeito especial, de um jeito personalizado, e que todos podem contar a mesma história de maneira diferente.




Ouvir, ler, e recontar uma história clássica é muito bom. Desperta leitores por imagens, por percepção visual, por interesse imaginativo, por manuseio do livro, entre tantos incentivos existe também o prazer de viver um pouco da história apresentada por um adulto e que é passada entre várias gerações.



Discutir, debater, questionar as cenas e as atitudes dos personagens também ocorre nas pseudo-leituras, entre crianças da Educação Infantil, e isso é muito importante e gratificante de ver, perceber, ouvir e ser um mediador dessas leituras tão divertidas e diferentes.

Olá pessoal! Estamos de volta.

Aula inaugural no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Apresentações e cerimonial com autoridades e representantes dos órgãos governamentais do município de Cuiabá.

Momento de rever amigas da faculdade e de trabalho na rede Municipal de Educação.

Palestra maravilhosa com a Drª Ivone Boecha ( PHD Psicologia da Educação). Desta vez valeu a pena ir nesse evento da SME.

Que este ano letivo de 2014 seja de realizações, de atitudes positivas para todos os educadores do município de Cuiabá.