terça-feira, 9 de abril de 2013

Aprendendo brincando!

Brincando com o Alfabeto Móvel!
As crianças estão descobrindo a importância da identidade, conhecendo a história do próprio nome e dos colegas, reconhecendo na escrita o nome de cada um.  
A aprendizagem acontece por observação, a criança visualiza a escrita do seu nome e  separa as letrinhas  que formam o nome de cada uma. 


Letras viradas, letras juntas, letras que ensinam o caminho para leitura e escrita .



Pesquisando, consultando no crachá e com o olhar supervisor da professora.


A busca pelo aprendizado é muito importante. O olhar de uma criança para construção do seu próprio saber. 



Pegar, olhar, sentir é tudo muito especial.

A vivencia no construir do saber é significativo. Cada tentativa abre caminho para o acerto.































Oportunizar o aprendizado por experiência e tentativas, possibilita um ensino mais significativo e produtivo. 

É Páscoa de novo e aqui tem muito poder de Deus!

A Bíblia é o livro da verdade para todo aquele que crê em Jesus como Filho de Deus.
Assim sendo, ensino meus alunos o verdadeiro sentido de se celebrar a Páscoa, que está narrada e explicada na bíblia, visto que a mídia passa apenas a mensagem de comércio nesta época.  
Explico então, que a Páscoa não é uma festa de agora, desse tempo, mas que é uma esta antiga, de antes de Jesus Cristo estar na terra conosco, e que o próprio Senhor Jesus celebrou a Páscoa como todos ali celebravam.
Pois é uma tradição e ordenança de Deus, para que todos a celebrem em todos os tempos.
Começo então a contar histórias bíblicas que culminam na 1ª celebração da Páscoa, que é a história de Moisés e a saída do povo de Deus, os Hebreus, do Egito, e que está no livro de Êxodo capítulo 12, versículo 27.
Prossigo contando histórias bíblicas e chego então no episódio em que Jesus comemora esta festa, por ser Filho de Deus, hebreu, judeu e o por ser o "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". Jo 1:29.    
Assim as crianças entendem o propósito de se celebrar a Páscoa, e o significado dos dias e do alimento que se come neste dia.
Realizo com as crianças uma retrospectiva dos acontecimentos, com gravuras, filmes, livros e vídeos sobre o tema: Páscoa.
O momento em que Jesus celebra a Páscoa com seus discípulos(amigos), é muito expressivo e é contado e pintado pelas crianças. Este momento está no livro de Mateus capítulo 26, versículo 18, 26 até 28.
As crianças simulam junto com a professora o momento em que Jesus celebra a última Páscoa com seus amigos, e revela que não estará mais com eles até que Ele volte para levá-los para o céu.

Aprendem o significado do partir do pão feito por Jesus com seus amigos e na cruz. 



Elas compreendem a atitude de Jesus e reconhecem o valor do alimento entregue por Jesus ao seus amigos.

A professora então repete as palavras que Jesus disse aos seus amigos. 

 E todos comem o pão simbólico.



Reconhecem no suco de uva o vinho que Jesus tomou e  relacionou ao seu próprio sangue, derramado sobre aquela cruz.




O objetivo aqui e oportunizar a criança momento, vivenciando para que compreenda que a Páscoa não é apenas uma festa  contemporânea, moderna, onde se celebra chocolate e coelhinho, mas que é fundamentada em uma lei cristã, sem valor comercial, mas a comprovação da fé de um povo.  

A professora repete as palavras que estão escritas na bíblia e que Jesus disse quando tomou o vinho e compartilhou com seus amigos.



Todos tomam o suco de uva que representa, simbolicamente o sangue de Jesus.  

E recebem a lembrancinha, que por sua vez é um  animal diferente do que a mídia usa, aqui nós usamos o Cordeiro, visto que na primeira Páscoa o cordeirinho foi sacrificado para libertação do povo de Deus do Egito, e por ser Jesus o nosso Cordeiro pascoal, como está escrito no livro de 1 coríntios, capítulo 5, versículo 7 e 8.   



E só porque Jesus se entregou por nós naquela cruz é que hoje a páscoa é doce! 





Celebrem a Páscoa, a verdadeira Páscoa com Jesus no coração!